26 de jul. de 2011

Terceira caminhada contra a dengue na Praia da Brisa

Foi realizada no dia 14 de julho a terceira caminhada contra a dengue na Praia da Brisa, em Guaratiba. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e foi mais uma vez colocado em prática pela Clínica Hans Jürgen Fernando Dohmann. As equipes de saúde da família Ivo Gomes, Olimpia Portugal, Patrícia Pinto e Moacir Vinhas e a equipe de agentes de endemias mais uma vez fizeram parte da iniciativa. A meta a ser alcançada foi reforçar novamente junto à população sobre a necessidade de prevenção contra a doença, mantendo locais limpos e avisando as autoridades sobre áreas de risco que são propícias para o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.


Apesar do trabalho de conscientização dos agentes comunitários de saúde nos três mutirões contra a dengue, o que se viu mais uma vez foi a degradação do espaço urbano por parte de alguns cidadãos que insistem em jogar lixo nas ruas. A dengue não é somente um problema das autoridades e a conservação de ambientes públicos também é um dever das pessoas que residem na localidade. O mosquito aedes aegypti não escolhe vítimas. Multiplica-se a isso o fato de que as ruas são um espaço democrático em que as pessoas tem liberdade total de ir e vir. Em um lugar com grande circulação de pessoas, depositar objetos que acumulam água parada possibilita o surgimento de um surto epidêmico.



 Outro fato que chamou a atenção foi constatar que alguns cidadãos não estão literalmente fazendo o chamado “dever de casa”. Foi presenciada em uma residência na Rua Ágatha Christie uma cena de total descaso e desrespeito às normas de saúde e higiene mais básicas. O quintal de uma casa estava repleto de lixo, sendo não só uma ameaça para a família que se encontra no local, como também aos moradores que residem nas imediações. Não é por menos que o morador não quis receber a visita da equipe de agentes comunitários na segunda caminhada contra a dengue. Na mesma rua, pudemos também encontrar uma casa com uma piscina sem manutenção, segundo relato de vizinhos.


Os esforços das equipes de saúde da família em difundir informações valiosas foram de encontro com o interesse de muitos moradores que anseiam saber o que deve ser feito para evitar a proliferação da doença. Os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias foram muito bem recebidos pela população da Praia da Brisa. Foram distribuídos panfletos e jornais para esclarecer os cidadãos com os procedimentos necessários para evitar o avanço da dengue. No entanto, tivemos a triste constatação de ver um morador jogar um jornal em uma pilha de lixo logo após recebê-lo das mãos de uma agente de saúde. Ou ele está muito a par da situação ou acha que a dengue é somente problema dos seus vizinhos. Felizmente, os outros 99,9%  das pessoas assimilaram o propósito da caminhada e deverão colocar em prática esses ensinamentos no seu cotidiano.




Agente de Saúde encontra jornal informativo jogado no lixo após esforço de conscientização

Vale ressaltar mais uma vez que medidas básicas a serem tomadas no dia a dia das pessoas fazem a diferença contra a dengue. Evitar água parada, manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios, guardar latas e garrafas emborcadas, jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos e internos das casas e não despejar lixo em valas, valetas, margens de rios e córregos são ações que podem ser decisivas para a manutenção da saúde de todos nós. Afinal, prevenção de saúde é o maior lema e a principal finalidade da Clínica da Família Hans Jürgen Fernando Dohmann.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Piauí, s/nº - Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2417-6014

Tecnologia do Blogger.